Warning: session_start(): open(/var/lib/php72/session/sess_92b850541f8f10bec3aa59e93efc267a, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage3/4/20/0c/espacopb4/public_html/index.php on line 3

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php72/session) in /home/storage3/4/20/0c/espacopb4/public_html/index.php on line 3
Com chuvas abaixo do esperado, número de açudes em situação crítica cresce 60%

Com chuvas abaixo do esperado, número de açudes em situação crítica cresce 60%

Publicado em: 07/01/2026 às 14:15
Foto

A Paraíba registrou um aumento de 60% no número de reservatórios em situação crítica em um ano. Atualmente, 45 reservatórios estão em nível crítico, enquanto apenas dois estão sangrando e somente 12 operam em nível considerado normal.

O cenário é preocupante quando comparado com o mesmo período de 2025 (janeiro), quando 28 reservatórios estavam situação crítica.

Segundo o subgerente de Monitoramento Quali-Quantitativo da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Wellington Barbosa, o quadro está “um pouco acima da normalidade”. O cenário, de acordo com ele, é reflexo direto do baixo aporte hídrico registrado em algumas regiões ao longo do ano passado.

Imagem: AESA

Em conversa com o Portal MaisPB, nesta quarta-feira (7), Wellington explicou que o estado já estava com reservatórios em condição delicada, mas a situação se agravou pelo baixo volume de chuvas. Uma das regiões mais afetadas é o Sertão do estado. “Por exemplo, a região de Patos. Porque um reservatório está seco, o Farinha, e o Jatobá está em torno dos 10% [da capacidade]. São os reservatórios que abastecem lá. Então, já afeta um pouco a rotina da sociedade naquela cidade”, pontuou ele.

Apesar do cenário, o subgerente de Monitoramento ressaltou que a existência da transposição do Rio São Francisco tem amenizado os impactos da estiagem. A Aesa informou que acompanha a situação diariamente, monitorando os níveis dos reservatórios.

A redação entrou em contato com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para saber informações sobre os impactos dos baixos volumes de água no abastecimento para a população e aguarda retorno.

Baixa umidade

Nos últimos dias, o Sertão paraibano tem sido frequentemente colocado sob alerta de perigo por causa da baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar está entre 30% e 20% na região.



Fonte: Espaço PB – MaisPB - Juliana Alves – Foto: Divulgação/Governo Federal: contato@espacopb.com.br

Comentários: